Frases de Sílvio Santos

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Como fazer para vender uma novela para o SBT


Você precisa enviar um projeto da sua novela para a emissora e este projeto precisa estar no formato de projeto de produto televisivo.

O projeto é assim:

1.
Uma sinopse da sua novela contendo a temática principal, os cenários (locais em que serão ambientadas as cenas principais, não os projetos de estúdio, deixando bem claro!) e os atores (cuidado: não estamos falando de atores no sentido de “artistas”; são os atores no sentido de “personagens que agem” no contexto do projeto) divididos em: protagonistas, coprotagonistas e antagonistas, além das subtramas da novela (com os coadjuvantes estereotipados, ou não, mas bem descritos), justificando tudo em termos de contribuição para a trama principal e para atratividade comercial.

2.
Não deixe de destacar, também, os núcleos dramático, cômico e cultural da novela. Eles oferecem o tom do entretenimento e são responsáveis pela maior parte do vínculo criado pelo produto televisivo com os públicos alvos.

3.
Já que falamos em públicos alvos, vamos à parte comercial da novela: o seu projeto tem que prever os públicos alvos (“targets”) com os quais criará empatia. Destaque o poder comercial do seu produto televisivo mostrando este público alvo como consumidor e alerte para alguns produtos e anunciantes que poderão interessar-se pelo patrocínio do produto, ou por “frequentar” os “brakes” (intervalos comerciais) da novela.

Isto é muito importante. Demais, até! As emissoras de televisão são empresas e o que elas vendem, na verdade, são espaços para a comunicação entre anunciantes e seus públicos alvos. Seu projeto precisa ter este tom pragmático, para gerar interesse pela emissora.

4.
Coloque alguns capítulos (os cinco, ou seis primeiros) em linguagem televisiva, para aumentar o interesse pelo seu projeto. Escreva o roteiro destes capítulos, chegando a sugerir parte da linguagem não verbal; fotografia (expondo a composição - PA, PG, PPP etc…), iluminação (sugestões da “trama” da iluminação, explorando a construção imagética), sonoplastia (vai ter “contrarregragem”? … descreva-a) e trilhas musicais (algumas músicas sugeridas, pelo menos para eles perceberem a linguagem musical a ser usada no projeto).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nos esforçamos para apresentar sempre o melhor conteúdo, por isso agradecemos sinceramente pelo seu comentário e/ou sugestão que sempre poderá visualizar, após a moderação orientada pela Google.

Obrigado!!!