Frases de Sílvio Santos

terça-feira, 24 de agosto de 2010

História

Senor Abravanel (nome verdadeiro de Silvio Santos) nasceu em 12/12/1930 na cidade do Rio de Janeiro. Começou a trabalhar como camelô aos 14 anos de idade e, indicado por um ‘rapa’ (policial encarregado de prender vendedores ambulantes), fez um teste na Rádio Guanabara e acabou tirando o primeiro lugar. A partir daí, simultaneamente com a sua evolução como vendedor, Silvio foi ganhando novas oportunidades também no meio artístico.


Após ajudar Manoel de Nóbrega a recuperar o Baú da Felicidade, Silvio Santos se tornou dono desta empresa e, mais tarde, seu principal garoto-propaganda. Este empreendimento, somado ao êxito no rádio, fizeram com que ele chegasse à TV e lançasse seu primeiro programa: “Vamos Brincar de Forca” (criado inicialmente para fazer propaganda apenas do Baú).

O crescimento da audiência, do número de anunciantes e dos negócios do próprio Silvio Santos fizeram com que seu espaço na telinha aumentasse e ganhasse mais atrações, até que em 1968 todos estes segmentos se uniram em torno de um novo nome: “Programa Silvio Santos” (PSS).


Mesmo que debaixo de um único título na programação, o público via nesta maratona dominical (que chegou a ter 12 horas de duração) uma sequencia de programas com nomes, cenários e andamentos muito diferentes entre si. Tratava-se de uma programação que comportava segmentos para todos os gostos: de brincadeiras infantis (”Domingo no Parque”) até relacionamentos amorosos (”Namoro na TV”, “Em Nome do Amor”), passando por sorteios (”Pião da Casa Própria”), gincanas (”Cidade Contra Cidade”), musicais (”Os Galãs Cantam e Dançam na TV”, “Vamos Nessa”) e muitos outros. Alguns pesquisadores chegam a afirmar que Silvio Santos já apresentou mais de 120 atrações diferentes em sua carreira. 

Maria Celeste Mira, em seu livro “Circo Eletrônico: Silvio Santos e o SBT” (Olho D’água/Ed. Loyola, 1994), fala sobre este modelo especial adotado pelo “Programa Silvio Santos”:


“O caso do ‘Programa Silvio Santos’ é exemplar: gravado em blocos, conforme a disponibilidade do animador e a alocação dos horários do teatro, ele é transmitido, durante dez horas, como se fosse um único programa. Um truque: em todos os segmentos que irão ao ar no mesmo dia, Silvio Santos usa o mesmo terno. Nos quadros em que é substituído por Gugu, anuncia o apresentador, como se estivesse alí, aguardando a sua entrada em cena. O auditório muda, mas o espectador não percebe. As interrupções da gravação, entre um segmento e outro, ou as demoras de tempo entre os blocos, são suprimidas, dando a impressão de que o programa se desenrola, durante todo o domingo, em tempo real.”   Muitos destes “blocos” foram inspirados em sucessos internacionais. Em entrevista para a revista “Cartaz” de 27/7/1972, Silvio falou de suas impressões sobre um programa de longa duração que havia visto no Japão (fonte: TV-Pesquisa):


“Na TV japonesa, existe também um programa aos domingos, de longa duração (vai das 10 da manhã às 11 da noite), mas não é com um só apresentador. São muito comunicativos, mas não têm qualquer sofisticação. O esquema do programa é muito semelhante aos nossos: calouros, concursos, brincadeiras, auditórios etc. Mas ninguém se preocupa muito com a possibilidade de errar em cena, parece que o programa é feito intencionalmente para dar a idéia de uma coisa amadora, doméstica, como se tudo que está no vídeo estivesse acontecendo na sua sala. Eu vi, por exemplo, esta cena: o apresentador diante da câmera, a anunciar os números do programa; de repente, passa um cara por trás dele, que não tem nada a ver com o que está sendo mostrado. Mas isto não cria qualquer problema: o apresentador continua falando como se nada tivesse acontecido.” Em 1988, após enfrentar alguns problemas de saúde, Silvio resolveu dividir parte do seu domingo com Gugu Liberato, que passou a comandar segmentos como “TV Animal”, “Passa ou Repassa”, “Cidade Contra Cidade” e o “Domingo Legal”.


Essa tendência em reduzir sua presença no vídeo prosseguiu até 2008, quando o apresentador retomou sua participação na programação dominical com o lançamento do novo “Programa Silvio Santos”, com cinco horas de duração e composto por quadros apresentados num mesmo cenário e para uma mesma platéia (de forma semelhante a outros programas do tipo contêiner).

Fernando Morgado/Televisionado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nos esforçamos para apresentar sempre o melhor conteúdo, por isso agradecemos sinceramente pelo seu comentário e/ou sugestão que sempre poderá visualizar, após a moderação orientada pela Google.

Obrigado!!!