Frases de Sílvio Santos

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Estreia "Detona Ralph" uma animação nostálgica inspirada em videogame

"Detona Ralph", a nova animação da Disney, que estreia também na versão 3D, é um convite a uma visita ao passado, quando os videogames eram mais simples em sua forma e conteúdo - e mais ingênuos também.

Vale-se do visual retrô do mundo dos games, típico da década de 1980, para criar um universo à moda antiga, embarcando o filme num tom de nostalgia sem receios, diferente das animações contemporâneas.

Assim como em 'Toy story', o filme dá vida aos personagens inanimados, seus protagonistas, que vêm destes jogos eletrônicos da década de 1980.


De certa forma a perda da inocência é o subtexto do filme. O personagem-título, Ralph (dublado por John C. Reilly, na versão original, e Thiago Abravanel, na versão nacional) está em crise, e quer mudar, deixar de desempenha a mesma função desde que foi criado. O problema é que sua mudança implica em desestabilizar todo o universo do videogame onde mora.

Ralph é uma espécie de destruidor, que, com sua força, quebra tudo o que vê pela frente, e existe apenas em função do herói, Felix (dublado por Jack McBrayer/Rafael Cortez), que com seu martelo conserta tudo o que o inimigo quebrou.

Quando a loja onde estão todos os games fecha à noite, os personagens podem passear de um jogo para outro, interagir uns com os outros. E a crise do protagonista leva-o para um grupo de apoio, onde encontra outros vilões de videogame, também deprimidos por sempre praticarem maldades.

A crise de identidade de Ralph é comum aos personagens Disney que, ao fim, vão chegar ao mesmo ponto de partida, mas mudados – ou seja, estão no lugar certo, precisam apenas de alguns ajustes.

Vanellope (dublada por Sarah Silverman/Marimoon) está nessa mesma condição. Ela é um "glitch", um programa com problemas, o que a transforma em motivo de gozação pelas outras personagens de seu jogo – uma corrida de carros chamada Sugar Rush.

Não por acaso, Vanellope e Ralph se aliam, ambos em busca de sua autoestima, quando ele entra no jogo dela, uma vez que um "glitch" não consegue sair de seu jogo.

O que "Detona Ralph" permite às figuras de videogames é o mesmo que "Toy story" proporcionava aos brinquedos. Uma história passada, emoções e experiência: dá vida a eles. Pode-se ver os seres inanimados com outros olhos.


O diretor Rich Moore, que tem em seu currículo episódios de "Os Simpsons" e "Futurama", contrabalança aventura e correria com sentimentalismo – da amizade entre Ralph e Vanellope – sem nunca exagerar na dose, explorando o potencial criativo dos videogames.

O colorido e a sagacidade – personagens amados em games do passado, além de outras figuras do universo pop fazem participações especiais – transformando "Detona Ralph" em algo além de uma animação para crianças, sendo capaz de ser divertido e emocionante, sem nunca se tornar excessivo, apesar de parecer um desenho hiperativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nos esforçamos para apresentar sempre o melhor conteúdo, por isso agradecemos sinceramente pelo seu comentário e/ou sugestão que sempre poderá visualizar, após a moderação orientada pela Google.

Obrigado!!!