Frases de Sílvio Santos

domingo, 22 de janeiro de 2017

Após perder audiência para SBT e Record, Globo pressiona e põe medo em autores de novelas

Emissora carioca quer evitar fracassos como o de "Babilônia" e "A Regra do Jogo".O padrão "Q de Qualidade" está cada vez mais rígido O padrão "Q de Qualidade" está cada vez mais rígido.
 O padrão "Q de Qualidade" está cada vez mais rígido
A Rede #Globo já não é mais tão tradicional quanto antes. Atenta cada vez mais ao ibope e à perda dele para suas concorrentes, a emissora tem endurecido a mão com os autores das #novelas. Antes, autores de grande prestígio na casa tinham livre arbítrio na emissora para escreverem suas novelas, sem revisão da casa. Porém, desde que Silvio de Abreu assumiu o Núcleo de Direção de Novelas, diversos autores tiveram sinopses rejeitadas ou sua novela alterada durante sua exibição.
Mais audiência e qualidade
A premissa para a existência do núcleo são duas: #Audiência e qualidade. A Globo, que sempre teve as novelas mais aclamadas pelo público, seja pelas inovações ou pela qualidade, sente-se ameaçada com as novelas advindas da concorrente, como as bíblicas da Record (que atualmente exibe A Terra Prometida) e as novelas infantis do SBT (que atualmente exibe Carinha de Anjo e reprisa Chiquititas).
As novelas das 9 que atingiam 40/45 pontos na década passada, hoje dificilmente passam dos 30. Novelas como Babilônia e A Regra do Jogo nem dos 27 pontos passaram e ligaram o sinal de alerta na emissora. "A Regra do Jogo", por exemplo, perdeu por alguns minutos para o fenômeno "Os Dez Mandamentos", um fato heróico para a emissora da Barra Funda.
Portanto, nos últimos tempos, a rigidez com as sinopses e o conteúdo da novela aumentou e autores como Duca Rachid & Thelma Guedes, Antonio Calmon e Lícia Manzo simplesmente foram barrados pela emissora, que ou recusaram sua obra ou adiaram sua exibição.
Novelas futuras
A faixa das 9, sem dúvida, foi a que mais sofreu alterações na ordem dos autores. "A Lei do Amor", que está no ar atualmente, na verdade, era para ter sido antes de "Velho Chico". Walcyr Carrasco, autor dos fenômenos "Verdades Secretas" e "Êta Mundo Bom" furou a fila e sua nova novela será antes dos consagrados autores Aguinaldo Silva (autor de "Senhora do Destino", "Tieta", "Império) e de João Emanuel Carneiro ("A Favorita", "A Regra do Jogo"). Se a tática da emissora dará certo, só o tempo dirá, mas que a Globo está cada vez mais atenta ao Ibope, com certeza está.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nos esforçamos para apresentar sempre o melhor conteúdo, por isso agradecemos sinceramente pelo seu comentário e/ou sugestão que sempre poderá visualizar, após a moderação orientada pela Google.

Obrigado!!!